top of page

Hanumanasana - história


Anjana era uma bela mulher que desejava profundamente tornar-se mãe. Todos os dias ela orou por uma criança. O deus do vento, Vayu, admirava muito Anjana e quando ouviu sua oração, ele decidiu ajudá-la. Ele abençoou um pouco de arroz e enviou-o com algumas aves para Anjana. Anjana estava rezando com os braços esticados em cima em Anjali mudra (posição de oração), quando este arroz pousou em suas mãos. Não questionando como as orações são respondidas ela comeu o arroz imediatamente. Esta é a forma como ela engravidou.

Seu filho, Anjaneya (filho de Anjana) era divino, metade mortal e metade deus, visto Vayu ser seu pai. Sendo um semideus, ele era de fazer praticamente qualquer coisa. Um dia ele viu o sol no céu e pensando que era uma manga, sua fruta favorita, ele saltou para o céu para obtê-lo. Surya, o deus do sol, viu isso e jogou um raio na Anjaneya, atingindo-o no maxilar e matando-o instantaneamente.

Ao saber da morte de seu filho, Vayu estava furioso! Ele respirou fundo e sugando todo o ar da terra para que todos os seres começassem a sufocar. Os deuses convocaram uma reunião de emergência para tentar restabelecer a ordem. Vayu recusou-se a expirar até que seu filho estivesse de volta. Surya não queria Anjaneya a causar problemas e então um acordo foi alcançado.

Anjaneya foi renomeado Hanuman (referindo-se ao ser atingido no maxilar, pois hanuh significa maxilar em sânscrito). Ele iria voltar à vida, mas seria amaldiçoado com a memória de curto prazo para que ele não se lembrasse de que era um semideus por tempo suficiente para causar nenhum problema real. Ele foi removido de sua mãe e levado a um rei macaco confiável, Surgriva, a ser levantada. Foi-lhe dada a forma de um macaco para que ele se encaixar com a sua nova família.

Hanuman encontrou o Rei Ram um dia ao andar na floresta. Os dois tiveram uma conexão instantânea e Hanuman jurou nunca mais sair do lado de Ram. Ram confiou completamente em Hanuman. A esposa de Ram, Sita, era uma mulher muito bonita e os dois estavam profundamente apaixonados. Um demônio chamado Ravana sequestrou Sita um dia, porque ele era muito ciumento. Isto iniciou uma guerra. Ram teve que levar seu exército no campo de batalha e perguntou Hanuman para resgatar Sita.

Hanuman começou a viajar para onde Ravana estava a esconder Sita, uma ilha chamada Lanka. Quando chegou à costa, porém, ele não tinha ideia de como iria chegar ao outro lado. Ele ajoelhou-se em oração, pedindo a força necessária para realizar essa tarefa aparentemente impossível. Sua fé era muito forte, e isso permitiu-lhe dar o salto através do oceano que parecia impossível. Claro, ele era completamente capaz disso, pois era um semideus, ele simplesmente se esqueceu de sua natureza divina. Ele voou sobre o oceano em direção a Lanka, um pé esticado à sua frente e o outro por trás. Apesar dos inúmeros obstáculos, ele foi capaz de pousar em Lanka e encontrar Sita. Os amantes foram reunidos por causa dos esforços de Hanuman.

Assim como Hanuman, esquecemos que somos divinos e podemos realizar qualquer coisa, até mesmo o aparentemente impossível. Dá um salto de fé.

Namaste

Paula Sousa

Comments


bottom of page