ANJANEYASANA - lunge baixo
- Paula Sousa
- 11 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Anjana é recordada entre outras coisas como a mãe de Hanuman. Hanuman, o super-herói do épico Ramayana, membro da tribo Banar. As opiniões divergem quanto ao fato de que os povos de Banar (ou Vanar) eram literalmente macacos ou eram talvez moradores da floresta cujo símbolo de clã era um macaco. Há vários relatos das origens de Hanuman: Alguns dizem que ele era uma encarnação de Shiva; Outros, que seu pai era Vayu, o vento; Uma história até faz dele um meio-irmão do Senhor Rama, concebido quando Vayu ofereceu a Anjana, a mãe de Hanuman, uma colherada do payasam mágico (pudim de leite) dado à mãe de Rama. Ainda assim, todos concordam que ele era Anjaniputra, filho de Anjana.
E quem era Anjana?
Uma tradição diz que ela era uma mulher Banar que vivia na floresta e dominava tapas. Tapas, um dos niyamas (as cinco observâncias auto-dirigidas delineadas no Yoga Sutra de Patanjali), significa "esforço ardente" e envolve um controle rigoroso da mente, do corpo e dos sentidos. Em outras palavras, Anjana era uma yogini, e a pose que leva seu nome honra o poder de sua prática. Outra conta que se torna uma apsara, uma nuvem-espírito feminino, ou ninfa, que veio à Terra e se casou com um rei Banar para que ela pudesse se tornar a mãe do herói que serviria o Senhor Vishnu em sua encarnação como Rama. Apsaras são famosamente belas, jovens, sensuais e elegantes. Associados aos Gandharvas, os músicos celestes, entretêm a corte celestial dançando à sua música. Eles muitas vezes casam-se com Gandharvas, e ocasionalmente com seres humanos.
A postura: Anjaneyasana é um lunge profundo. Fornece um alongamento poderoso às virilha, quadrícipete e psoasilíaco da perna traseira. A perna dianteira recebe um alongamento diferente mas ainda profundo, junto com o trabalho da força.
Comments